Receba um e-book gratuito
mostrando quais são
os 7 pecados mais comuns da atualidade.

Tabela de Conteúdo

O Antigo Testamento ainda é válido? Análise Básica do Tema

[preloaded_featured_image]

Tabela de Conteúdo

Será que o antigo testamento ainda vale nos dias atuais? É o que vamos descorbrir nesse estudo! Porém antes de entrar no tema…

Imagine você viver uma vida toda pensando em estar fazendo o certo, e perto do fim descobre que foi enganado, e que, na verdade, você viveu a vida toda cometendo os piores pecados que existem.

Cada decisão, cada sacrifício e cada luta batalhada em nome do que você acreditava ser o certo não passaram de um desperdício de tempo. Por mais duro que possa ser, essa é, e sempre será, a realidade de muitos cristãos.

Muitos foram guiados por cegos. Aprenderam coisas com pessoas que falavam com autoridade e aparentavam dizer a verdade, mas que, no final, eram apenas mentiras bem contadas. Deixaram que todas essas falácias se tornassem fato, e se esqueceram de confirmar se tudo aquilo era verdade.

O estudo que você irá ler a seguir pode ser um dos mais importantes que você fará em toda a sua vida. Ele foi estruturado para que pessoas que nunca leram a Bíblia entendam de maneira simples sobre o tema.

Além disso, incluímos um formulário no final dele. Dessa maneira, estudiosos da Bíblia que não estão em nossa equipe podem contribuir, identificando e nos informando sobre eventuais discrepâncias.

Não pule de um título para outro, leia todo o texto em sequência, e não se esqueça de pegar sua Bíblia de preferência e analisar tudo o que será abordado aqui, aproveite enquanto esse estudo está disponível. Vamos começar…

De maneira resumida, o que é o pecado?

Antes de te responder se o antigo testamento ainda vale, vamos entender o que é pecado.

Em 1 João 3:4-6 temos:

4 Qualquer que comete pecado, também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. 5 E vós sabeis que ele foi manifestado para carregar os nossos pecados; e nele não há pecado. 6 Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu e nem o conheceu.

Aqui podemos ver claramente que a definição de pecado é a transgressão de uma lei, ou seja, o descumprimento dela.

  • Essas leis estão escritas nos 5 primeiros livros da Bíblia, conhecidos como Torah ou Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).

As leis do Criador dos céus e da terra foram feitas para que o povo pudesse aprender a respeitar ele. (Deuteronômio 4:10). Ou seja, elas servem como um manual, mostrando o que é certo ou errado aos olhos de Deus.

Agora pense por 1 minuto que o antigo testamento não é válido nos dias atuais, sendo que nele:

  • Aprendemos a respeitar o Criador (Deuteronômio 4:10).
  • Olhando suas leis, entendemos se estamos pecando ou não (1 João 3:4-6).

Como poderiamos saber o que é certo ou errado para o Criador? Como poderiamos saber se estamos pecando? Como poderiamos saber se estamos respeitando ou não o Criador?

A maioria dos pastores e padres respondem essas perguntas afirmando que Jesus (Messias) veio para abolir as leis, mas será que essa é realmente a verdade? Vamos conferir…

Jesus aboliu as leis do antigo testamento?

Em Mateus 5:17-18 temos:

17 Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. 18 Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

O Messias deixa bem claro que não veio abolir ou destruir as leis. Nesse ponto, já podemos ver um pouco mais sobre a validade do antigo testamento.

Além disso, confirmamos ainda mais sobre sua validade vendo 1 João 2:1-6:

1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. E, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. 6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Aqui temos outro ponto que é extremamente importante: Aquele que diz conhecer o Messias, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, mas aquele que diz que o segue, anda como ele andou.

A caminhada do Messias e seus ensinamentos estavam diretamente relacionamentos com as leis do Criador, como visto anteriormente em Mateus 5:17-18 e agora em Marcos 12:28-31:

28 E vindo um dos escribas, ouvindo-os discutirem, e percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, ó Israel, o ­Senhor nosso Deus é o único ­Senhor; 30 e tu amarás o ­Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda tua alma, e com toda a tua mente, e com toda a tua força; este é o primeiro mandamento. 31 E o segundo é semelhante, a este: Tu amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Devemos seguir apenas os 10 mandamentos?

moises-recebendo-os-10-mandamentos-no-antigo-testamento

Se você chegou até aqui e leu os textos anteriores, já entendeu que as leis do antigo testamento ainda são válidas, mas pode se perguntar como ficam os 10 mandamentos.

Para começarmos a análise dessa questão, vamos ver Deuteronômio 6:20-25:

20 Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? 21 Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito; 22 E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa; 23 E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais. 24 E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. 25 E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como nos tem ordenado.

Perceba que no versículo 24 é mencionado “estes estatutos” e no versículo 25 é mecionado “estes mandamentos”.

Esse texto retrata bem a ideia que estatutos, ordenanças e mandamentos possuem a mesma semântica na Bíblia.

Vamos comparar o strong H2706 da palavra estatuto:

E o strong H4687 da palavra mandamento:

Perceba que as palavras estatutos, ordenanças e mandamentos estão relacionadas entre si e possuem o sentido de instrução. Sendo que os 10 mandamentos presentes no antigo testamento basicamente resumem todas essas leis.

Em Salmos 1:1-2 temos:

1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Portanto, não podemos focar apenas nos 10 mandamentos, porque eles são um resumo das leis do antigo testamento e não devem ser vistos isoladamente. É necessário obedecer todas as instruções que o Criador nos deixou.

Qual o maior mandamento de Deus e qual a forma certa de cumprir ele?

Vimos em Marcos 12:29-30 que o maior mandamento é amar a Deus de todo coração, com toda a alma, com toda mente e com toda a força que temos.

Quando a Bíblia traduzida fala a palavra amor, ela não transmite o significado igual o da língua original em que a Bíblia foi escrita.

Ou seja, o amor bíblico e amor na nossa cultura greco-romana são dois conceitos completamente diferentes, quase que opostos.

No amor greco-romano ou romano, o amor, é um amor de paixão, que consiste no estar feliz.

O amor bíblico vem do hebraico ahavah que significa sacrificar-se ou doar-se, não no sentido religioso, mas no sentido de se esforçar para o outro.

Essa é a visão correta de amor, e ela é perfeita, porque se você ama em ahavah o seu próximo, mais próximo, que seria seu marido ou sua esposa, então você não está dizendo que gosta de tal pessoa, porque ela tem coisas que te fazem alegre às vezes, mas porque você se doa e se esforça pela pessoa.

Ou seja, quando a Bíblia disser que você precisa amar o Criador acima de todas as coisas, com todo o teu entendimento, com toda a tua alma e de todo o teu coração, isso significa se esforçar em primeiro lugar pelo Criador e não ser apaixonado por ele, como alguns pastores fazem parecer.

Não como dizer. Bom dia pai, eu te amo, da boca pra fora, lembre-se, ahavah significa doar-se, esforçar-se, portanto demonstramos amor pelo Criador quando obedecemos a instrução dele, isto é, sua lei.

Qual conclusão podemos chegar?

Nesse estudo, vimos que podemos aprender a respeitar o Criador seguindo Suas leis e que pecamos quando as desobedecemos. Além disso, os dez mandamentos, que resumem as leis do Criador no antigo testamento, não podem ser vistos e seguidos isoladamente.

Vimos também que Jesus (Messias) não veio para abolir ou destruir as leis do Criador, mas veio cumprir elas. E que devemos andar como ele andou, ou seja, olhando e se esforçando para cumprir as leis presentes no antigo testamento. Sendo que quem diz seguir Jesus e não faz isso, é mentiroso, e não anda com a verdade.

E finalizamos vendo que, para cumprir o maior mandamento de todos, devemos amar o Criador em ahavah, ou seja, amando ele acima de todas as coisas, com todo o entendimento, com toda a alma e de todo o coração. Sendo que, para isso, faz-se necessário tentar ao máximo cumprir suas instruções.

Com tudo isso, podemos concluir que o antigo testamento é extremamente necessário para aprendermos a viver em conformidade com o Criador e, portanto, é plenamente válido.

Preencha os dados do formulário abaixo para que possamos avaliar sua tese e corrigir o estudo.